quinta-feira, 30 de abril de 2009

Mídia

"Queria estar perto do que não devo
e ver meu retrato em auto relevo
exposto sem rosto em grandes galerias
cortado em pedaços servido em fatias"

Sérgio Sampaio

Existe o mundo real e o mundo da mídia. Queremos ser do mundo da mídia, queremos ser filmados, gravados, datilografados, impressos, fotografados. Queremos a nossa imagem, queremos... nós! Estaremos nós em nossa imagem? E se nossa imagem for... vazia? É a velha toca do coelho, só chegando ao fundo para saber. Alguém já voltou de lá? Sim, creio que sim, mas foi tido como criminoso pelos os que ainda estão procurando.

domingo, 26 de abril de 2009

Bob Dylan's Blues

Sinto muito lingua portuguesa, mas a poesia mais bonita que conheço está em inglês, é uma música composta por Syd Barret em um tributo a Bob Dylan. Eis o refrão, que também é a estrofe mais bonita:

Bob Dylan's Blues

Cos' I'm a poet, Don't ya know it?
And the wind... you can blow it
Cos' I'm Mr. Dylan the king
And I'm free as a bird on the wing

Isto tem um motivo. Homenagens, tributos, reconhecimento são as coisas que mais me tocam. Existem dois filmes em que isto ocorre de forma linda. Em "Uma Mente Brilhante", quando os professores entregam suas canetas ao Professor Nash e em "O Senhos dos Anéis - O Retorno do Rei", no final do filme, quando o já Rei Aragorn e todos os seus súditos se ajoelham aos quatro hobbits. Mais um motivo pessoal: Syd Barret era fã de Bob Dylan, evidente. Mais evidente ainda o fato de ser Syd Barret. "O Pink Floyd não poderia ter começado sem ele e não poderia ter continuado com ele" - Roger Waters.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Família Real

O Trabalho e A Ciência são os pais d'O Belo e d'A Arte. Ora, os pais não vivem para os filhos? Eu bem que queria ser belo, bem que queria ser artista, ser filho, mas não dá. Nasci para o trabalho árduo e sou loucamente apaixonado pela Ciência. Meu destino é ser pai. Não tem jeito.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Postagem 101

"E me assustei... não sou perfeito!"
"Mas, não sou mais tão criança a ponto de saber tudo."
Legião Urbana

Um possível diálogo futuro:

Velho: Eu
Zaratustra: adivinhem

"Mas quem és tu? - exclamou o velho, já com voz altiva. - Quem tem o direito de me falar assim, a mim, que sou o maior dos vivos de hoje?" E os olhos faiscaram-lhe ao encarar Zaratustra. - No mesmo instante, porém, se transformou e disse com tristeza:
"Zaratustra, estou farto. Minhas artes me cansam. Eu não sou grande! Para que fingir? Mas tu bem sabes que procurei a grandeza.
Eu queria figurar como um grande homem, e a muita gente convenci, mas esta mentira foi superior às minhas forças e por isso estou destroçado.
Zaratustra, em mim tudo é mentira. Mas que estou destroçado, isto é o que resta de autenticidade em mim!"
"É tua honra - respondeu Zaratustra, sombrio e desviando o olhar para o chão - é mérito teu teres procurado a grandeza, mas que também te deprime. Tu não és grande.
Sinistro ilusionista, o melhor e mais honroso para ti é teres-te cansado de ti mesmo e de teres exclamado: 'Não sou grande'.
Em atenção a isso, honro-te como um penitente do espírito. E mesmo que tenha sido pelo instante de um sopro, de um piscar de olhos, nesse instante, foste verídico."

quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Montanha

"Além do horizonte existe um lugar bonito e tranquilo pra gente se amar"
O Rei

Tem gente que parece que já chegou neste lugar. Eu to chegando, ao meu modo. Poder se admirar mais das coisas. Chegar ao cume de minha montanha e olhar para o paralelo e me comunicar com os que estão no mesmo plano. Olhar pra cima para ver as estrelas da maneira que só a elevação e a ausência de luz podem permitir. Olhar para baixo e sorrir ao pensar: consegui.