segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dostô

Para Lóri,

"Não consegui chegar a nada, nem mesmo torna-me mau: nem mau, nem bom, nem canalha, nem honrado, nem herói, nem inseto. Agora, vou vivendo os meus dias em meu canto, serrazinando a mim próprio com o consolo raivoso - que para nada serve - de que um homem inteligente não pode mesmo, a sério, tornar-se algo, e de que somente os imbecis o conseguem."

Fiódor Dostoiévski
Memórias do subsolo

------------------------------------------------------------------------------------------
Santidade: fazer tudo de bom, conquistar todas as vitórias possíveis e impossíveis e continuar pensando como dito acima. Devemos saber que somos Deus sem, jamais, se sentir Deus. Isso é meio triste. Perdemos o direito de se exaltar, coisa que parece ser tão boa. É como um anjo que olha o amor dos homens e se sente tentado a experimentar, mas no momento mesmo em que fizer isso, perde sua perfeição. Saber que é sem se sentir que é (ser ao invés de ter) é viver num eterno estado de contemplação, e não é muito diferente de ser uma pessoa comum, às vezes triste, às vezes alegre, às vezes confiante, outras vezes inseguro. Mas sempre sabendo que o infinito das possibilidas se encontra em seu ínfimo ser. Podemos ser o eterndo Devir, o eterno vir-a-ser. Ser o próprio Ser implica em poder ser qualquer coisa, de bom ou ruim, conforme o outro diz que somos. Embora estejamos firmes na contemplação de nós mesmos, no amor pelo que somos. Narcisismo, outra vez. Repetindo: sem sentir que é. Olhar a imagem no espelho sabendo que nunca poderemos tocá-la. É a eterna busca por si mesmo.


2 comentários:

Lóri disse...

Mas o homem do subsolo não fala inteiramente por Dostoiévski. Existe ressentimento e racionalismo demais (covardia emocional, falta de intuição) nele. O personagem que é realmente a voz do nosso ideal humano - parece - é o príncipe Myshkin, o Idiota. Ele me lembra muito tu, Leo. Tu tens, como ele, uma fonte inesgotável de pureza. Tu és capaz de viajar ao último inferno e voltar sem um arranhão no melhor da tua alma - isso já te aconteceu algumas vezes. Precisas ler esse livro, "O Idiota". Realmente. Mesmo.

Tu és uma luz!

Ryzzan disse...

Saudades.
Da última vez que passei por aqui, tinha desaparecido tudo.
Apareço pra escrever mais.
Amor.