quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Origens da Democracia Antiga e Moderna




As origens da democracia antiga remontam à cidade-estado de Atenas, na Grécia Antiga, por volta do século V a.C.
Esse sistema político foi desenvolvido como uma alternativa à monarquia e à oligarquia, onde todos os cidadãos tinham igualdade de direitos políticos e participavam diretamente na tomada de decisões.

Na democracia antiga, apenas homens adultos e livres podiam ser considerados cidadãos e tinham o direito de participar nas assembleias populares, onde discutiam e votavam sobre questões políticas e legislativas.
Atenas é considerada a primeira democracia direta da história, onde os cidadãos tinham a oportunidade de discutir e decidir os assuntos que afetavam a polis.

Já a democracia moderna teve suas origens na Europa ocidental, especialmente na Inglaterra e na França, durante os séculos XVII e XVIII.
Essa forma de governo evoluiu a partir dos ideais do Iluminismo, que pregavam a valorização dos direitos individuais e da liberdade política.

A democracia moderna é caracterizada pela soberania popular, pelo sufrágio universal e pela representação política.
Diferentemente da democracia antiga, onde os cidadãos participavam diretamente nas decisões, na democracia moderna, os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu nome.

Desde então, a democracia moderna tem se expandido para várias partes do mundo, tornando-se um dos sistemas políticos mais prevalentes na atualidade.
No entanto, cada país tem suas próprias interpretações e práticas democráticas, tornando a democracia um conceito em constante evolução e adaptação.

Nenhum comentário: