terça-feira, 17 de junho de 2008

O Problema

"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo prefiro acreditar no mundo do meu jeito"
Legião Urbana

O problema do mundo é que ele é muito bonito. Isto desperta um anseio por ser belo. Só que, para ser belo - essêncialmente belo, que é se achar belo, descartando o aparentemente belo - é necessário muito esforço. Isso meio que cria uma processo seletivo, onde alguns conseguem se realizar e se achar belo. Acontece que não sei se isso é algo natural ou é fruto do sistema, esta seleção. Justo não é. Creio que é o sistema, afinal "com a valorização do mundo das coisas aumenta em proporção direta a desvalorização do mundo dos homens" (K. Marx). A meta para a conquista do ser- se achar belo virou uma padrão forjado para manter este sistema de auto alienação humana. O que resta, para os que não se adaptam, é o outro lado: "sou feio". Ora, o que seria do belo sem o feio? Dentro do sistema dividido o "se achar feio" é uma necessidade. "Veja como eles são, não se junte a eles, seja como nós". Definitivamente, se achar belo, mesmo que todos me digam o contrário, é uma tarefa por de mais trabalhosa para mim neste mundo. Prefiro minha cama e meus sonhos, onde tudo é perfeito.

Nenhum comentário: