segunda-feira, 20 de abril de 2009

Família Real

O Trabalho e A Ciência são os pais d'O Belo e d'A Arte. Ora, os pais não vivem para os filhos? Eu bem que queria ser belo, bem que queria ser artista, ser filho, mas não dá. Nasci para o trabalho árduo e sou loucamente apaixonado pela Ciência. Meu destino é ser pai. Não tem jeito.

5 comentários:

Ryzzan disse...

Eu acho que devíamos, os dois, ter terminado ciência da computação.

lorena disse...

Vou fazer de tudo pra ser breve... porque to com vários tipos de ressaca e não quero fazer um daqueles longos comentários nerds mongolóides.

O Belo pode não ser um produto direto do trabalho e da ciência, nem mesmo da arte. Eu acho que o belo é como as notas musicais: simplesmente existe, a priori, à parte. As artes são como os instrumentos musicais, através dos quais podemos tocar e ouvir os sons que existem (mas não se pode dizer que um som é criação humana, por mais que isso possa ser verdadeiro para uma composição de sons) - as artes decodificam, reproduzem o Belo. O Belo faz parte daquelas noções da natureza que vêm antes do homem, da civilização, dos conceitos, das ciências.

E acabei escrevendo um comentário nerd mongolóide.

Beijo...

lorena disse...

Relendo e corrigindo: ...vem antes da civilização, dos conceitos, das ciências. Mas é complicado pensar o Belo sem o Homem. O homem das cavernas mais primitivo na escala dos seres racionais, só pela presença da mais básica faísca de razão, já conhecia o Belo. E o que é o Belo antes dessa primeira faísca de razão? Os outros animais não têm sensibilidade ou discernimento estético, têm instinto, que é uma programação fixa de comportamento.

Um pássaro é Belo, mas sem o Homem é apenas um pássaro.

E é claro que estou divagando e não tenho embasamento para afirmar isso.

lorena disse...

Fica bem...

Ryzza disse...

Será que o caos veio antes da ciência? A ciência é criação do homem? Quem sabe? :)