quarta-feira, 8 de abril de 2009

Postagem 101

"E me assustei... não sou perfeito!"
"Mas, não sou mais tão criança a ponto de saber tudo."
Legião Urbana

Um possível diálogo futuro:

Velho: Eu
Zaratustra: adivinhem

"Mas quem és tu? - exclamou o velho, já com voz altiva. - Quem tem o direito de me falar assim, a mim, que sou o maior dos vivos de hoje?" E os olhos faiscaram-lhe ao encarar Zaratustra. - No mesmo instante, porém, se transformou e disse com tristeza:
"Zaratustra, estou farto. Minhas artes me cansam. Eu não sou grande! Para que fingir? Mas tu bem sabes que procurei a grandeza.
Eu queria figurar como um grande homem, e a muita gente convenci, mas esta mentira foi superior às minhas forças e por isso estou destroçado.
Zaratustra, em mim tudo é mentira. Mas que estou destroçado, isto é o que resta de autenticidade em mim!"
"É tua honra - respondeu Zaratustra, sombrio e desviando o olhar para o chão - é mérito teu teres procurado a grandeza, mas que também te deprime. Tu não és grande.
Sinistro ilusionista, o melhor e mais honroso para ti é teres-te cansado de ti mesmo e de teres exclamado: 'Não sou grande'.
Em atenção a isso, honro-te como um penitente do espírito. E mesmo que tenha sido pelo instante de um sopro, de um piscar de olhos, nesse instante, foste verídico."

2 comentários:

lorena disse...

Quem é o zaratustra, não faço idéia.

To cansada de ser decadente...

lorena disse...

O que é cantar a vida para ti?

Ser decadente para mim é fazer coincidir cantar a vida com decepar os próprios pedaços - ir morrendo aos poucos, depois culpar o canto.
Queria tanto uma verdade, dessas que a gente não percebe na hora, mas anos depois, já velhinhos, quentes e cansados, se apercebe: naquele momento, anos atrás, eu estava sendo verdadeiro.
Não sei se esse momento de agora vai resistir no futuro como algo verdadeiro. Quem sabe...

Continua estudando. Se sentir burro é o estímulo torto que o cérebro (a alma?) encontra pra nos fazer continuar estudando. E tu não percebes, mas cresces. De repente, perceberás.

Fica bem.